quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O entendimento da Ciência Oculta




A pratica o ocultismo consiste em saber o que se opera. Operar significa botar em prática seus dons mais divinos ainda pouco explorados. Se trata de uma ciência, porém só é comprovada depois que a pratica é vivenciada, portanto é como uma ciência pessoal. Os livros lhe transmitiram ideias, sugestões, algumas vezes dogmas. Porém cada ser tem sua maneira individual de pensar, absorver e transmitir conhecimentos. A teoria é somente o passo que sucede a prática.

A teoria sem prática é estéril, e a prática sem a teoria é dogma. Sois livre, não tens dogmas. Faz o que tu queres que há de ser o todo da lei. Amor é a Lei, Amor sob Vontade. Devemos aceitar o dogma a partir do momento que o entendemos e utilizamos dele para evolução, porém nunca devemos ser servos dele.

Conhecereis a verdade, e a verdade vos fará livres, disse Jesus Cristo. Devemos fugir da escravidão literal para a liberdade do espírito, disse o grande Apóstolo. Diz ele também: Foste comprado por preço muito alto, nunca mais te escravizes aos homens. Nós somos filhos e não escravos de Deus. Somos irmãos e não escravos de Jesus Cristo. 
A lei foi feita para o homem e não o homem para a lei, reiterou o Divino Mestre. A liberdade é o objetivo da existência humana; somente nela podem conciliar-se os direitos e deveres do homem; nela consistem a personalidade e a autonomia, e somente ela pode tornar o homem capaz e digno da Imortalidade. 
Eliphas Levi


Ocultismo não se trata de Fé cega, se trata de equilíbrio entre a teoria, a prática e a Fé. Nunca saberás como é a sensação da projeção astral lendo um livro. Não descobrirás se é mentira ou verdade a teurgia das velas se não a praticar. Não descobrirás porque sois o Sistema Solar e Deus se não pensar.

Praticar a magia é ser charlatão; conhecer a magia é ser sábio. Crer sem saber é ser tolo; saber sem crer é ser louco. Eliphas Levi também nos lembra.

Compreender que o homem é a medida de todas as coisas é deixar de ser servos do dogmas, e passar a ser senhor daquilo que o mundo lhe dispõe para evoluir. Não existem dogmas, mas existem Leis que regem o Homem, a Natureza e o Universo. Abaixo a Lei da base todo o Ocultismo. Seu entendimento faz perceber que em seu íntimo estão todas as respostas. Tudo obtido no exterior é um meio, um facilitador. A verdade e o mistério real estão em você, e não escrita em livros.

Papus
O corpo humano se reduz à célula, a humanidade se reduz a molécula social que é o homem, o mundo se reduz a um astro e o universo ao mundo. 
Os satélites giram em torno dos planetas, os planetas ao redor dos dóis, constituindo os mundos; os mundo, que são afinal células do universo, marcado em traços de fogo, no infinito, as leis eternas da natureza.
Em toda parte transborda essa misteriosa progressão, essa disposição das unidades inferiores diante da unidade superior, essa seriação universal que parte do átomo para chegar ao astro, até aquela unidade primeira, em torno da qual gravita tudo. 
Tudo é análogo, a lei que rege os mundos rege também a existência dos insetos. Estudar a maneira como as células se agrupam para formar um órgão é estudar a maneira pela qual os reinos da natureza se agrupam para formar a Terra, este órgão do universo; é estudar a maneira como os indivíduos se agrupam para constituir a família, um órgão da humanidade.
Estudar a formação de um aparelho anatômico, composto de órgãos, é como aprender a formação do mundo pelos planetas, de uma nação por milhares de famílias. Aprender, enfim a constituição de um homem pelos aparelhos e sistemas, é conhecer a constituição do universo pelas galáxias e da humanidade pelas nações. 
Tudo é análogo: conhecer o segredo da célula é conhecer o segredo de Deus. O absoluto está em toda parte. Tudo está contido em tudo. 
O método analógico brilha em todo seu esplendor. Por que, se o homem é uma célula da humanidade, a humanidade não seria o aparelho superior de um ser animado que se chama Terra? Por que não seria a Terra um órgão de um ser superior chamado sistema planetário, cujo Sol é o cérebro? Por que este mundo não seria parte da série inferior do ser dos seres, do macrocosmo - do qual os universos seriam os sistema e aparelhos? 
Gérard Encausse (Papus) - 1891 

A base do entendimento oculto está na Lei de Hermes: O que está em cima é igual ao que está em baixo, o que está em baixo é igual ao que está em cima. Está no Homem.


Leonardo Cestari Lacerda
21 de setembro de 2011, sol em virgem, lua em câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...