quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Ordem DeMolay, um primeiro passo




Uma Ordem com diversos rituais feitos de portas fechadas por jovens homens entre 12 e 21 anos cujas práticas cerimonias acontecem, normalmente, em um Templo Maçom, mas chamado então de Sala Capitular, em torno de um Altar cercado por 7 Velas Vermelhas consagradas, uma Bíblia, Livros Escolares e a Bandeira Nacional.


Ordem DeMolay... nos faz pensar, nos faz refletir. E principalmente, ME intriga, portanto não a poderia a deixar de lado no meu blog e grimório.

Felizmente o conteúdo que achamos hoje na internet sobre a Ordem DeMolay é relativamente extenso e construtivo, portanto aqui não ficarei sempre repetindo em outras palavras o que já foi dito e escrito por muitos. Colocarei textos de outros autores, por vezes interpretações ou textos meus, e tudo que sirva de alicerce para que quem faz parte da Ordem DeMolay possa enxergar nela o objetivo do blog, interpretando seu ritual e fugindo da falta de entendimento. Romper aos poucos os véus que separam o entendimento do "mundo superior" e sua atuação no nosso mundo, dentro e fora da Ordem.

Como sempre sem dogmas e preconceitos, sem ataque a nenhuma crença (a não a crença dos sem-crença e dos que estão amarrados a dogmas sem motivo), e sobretudo respeitando e explorando os Três Baluartes da Ordem. As Liberdades Civil, Religiosa e Intelectual.

Nem sempre farei relações diretas com o nosso ritual para sua preservação, mas tudo que foi e será escrito sobre Hermetismo, Ocultismo pode ser inserido na Ordem DeMolay com a devida preparação de discernimento.

Os textos seguirão um padrão parecido com os dois já postados no blog: Pela Amizade, Pé Esquerdo.

Vamos formar uma cronologia sobre a Ordem até chegarmos a atualidade, seus rituais, graus e interpretações (até onde nos for permitido escrever). Não só cronologia histórica, mas tentaremos descrever por outro parâmetro, aquele que está em Yesod e além. E em paralelo nos posts iremos discutindo sobre os mais diversos temas que visam a melhora do homem como ser humano através da Sabedoria, do Conhecimento e da Virtude. Com o tempo veremos as mais diversas curiosidades sobre a Ordem dos Cavaleiros Templários e tudo que envolve essa lendária Ordem de Cavalaria.

Para começar vamos ao começo da nossa história no início do século XX, olhando de uma perspectiva não tão comum... onde não percebemos se as coisas acontecem ou não por acaso... a história de um menino que conquistou o coração de alguns homens.


Um primeiro passo na história da Ordem DeMolay

É difícil para nós percebermos ou compreendermos o porque de algumas coisas acontecerem. A verdade é que não podemos compreender em sua totalidade (pelo menos não enquanto na Terra) a realidade do sofrimento dos homens, a realidade de uma vida que nos é tirada prematuramente. Podemos ter Fé em que existe algo maior por trás de um acontecimento de dor e desastre. Mas parece que não termos controle, e não adianta o quanto tentemos, nos é impossível entender e compreender o sofrimento e sua causa e significado em totalidade.

A única verdade absoluta que podemos tirar do sofrimento é que ele nos ensina grandes lições. São os momento de dor, e não de alegria, que nos deixam realmente fortes se conseguimos tirar aprendizado deles. Quando deixamos nosso egoismo de não aceitar o que aconteceu de lado e conseguimos aprender com a realidade que passamos, o que parece um mal sem explicação torna-se uma grande riqueza e força. Essa é nossa primeira instrução quando vamos estudar a história da Ordem DeMolay, pois é com a morte de um pai de família, deixando sua esposa e quatro filhos, que começa nossa história em 1918 da era Cristã, quando o sonho de um homem se junta com a esperança de um menino.

Em 3 de janeiro de 1918 morria Elmer E. Lower. Pai dedicado a família, iniciado na maçonaria alcançando o grau de Companheiro, esse homem, assim como muitos na cultura americana, tinha o esporte de sair pelo seu país para caçar. Em uma dessas caças Elmer escorregou por um desfiladeiro e machucou uma de suas pernas, a mesma perna que machucou quando era um garoto e que lhe causou problemas durante toda sua vida. Foi internado no hospital com um quadro de infecção que os médicos não conseguiram interromper. Vindo a falecer algum tempo depois.

Louis Gordon Lower
O filho mais velho de Elmer nasceu em 2 de fevereiro de 1902, seu nome era Louis, um ano após a morte do seu pai ele precisou procurar um emprego para ajudar nas despesas da família. Sua mãe trabalhava num hospital e se esforçava para criar os filhos e manter a família unida. Louis mesmo com dificuldade financeira e o rompimento da relação física com seu pai, não deixava de se empenhar para ajudar em tudo que lhe fosse possível em casa. Aos 17 anos já era um rapaz com grande espírito de honestidade e liderança, que apesar das dificuldades não pensava em deixar os estudos de lado. Foi essa determinação que fez o Primeiro Vigilante da Loja Ivanhoe, San Freet, auxiliasse Louis a procurar um emprego para ajudar sua família.

San Freet faria então uma ligação ao homem chamado Frank Sherman Land. Do encontro entre Louis e Frank muita coisa aconteceu. E então percebemos como acontecimentos distintos se tornaram o que hoje é a Ordem DeMolay e veremos como as Engrenagens do Tempo giram, guiando as pessoas que estão dispostas a seguir seus objetivos.

9 é o número da Fundação, onde as coisas acontecem antes de se tornarem visíveis. É o primeiro dos veis a ser levantado quando queremos entender a origem, o sentido e o propósito das coisas. Aqui vimos como foi a Fundação para que Louis fosse preparado e as lições que ele aprendeu para que estivesse apto a encontrar Frank Sherman Land, de quem falaremos no próximo post.

"Coincidência e a maneira que Deus encontrou para permanecer no anonimato."
Einstein.


n.n.D.n.n.

Leonardo Cestari Lacerda
Petrópolis - RJ
28 de dezembro de 2011, ascend. em Peixes, sol em Capricórnio, Lua em Aquário.

Um comentário:

  1. Parabéns, Leonardo! O sentido profundo que se depreende do seu texto, notadamente o trecho: "Romper aos poucos os véus que separam o entendimento do "mundo superior" e sua atuação no nosso mundo..." convida e incentiva uma jornada rumo ao interior de cada um de nós, em busca do nosso componente de natureza Divina, cujo encontro rompe em definitivo os véus do seu entendimento e proporciona um viver na condição de EU TOTAL.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...